Em Memória e Desejo a noite contrapõe-se ao crescente vazio e escuridão do homem contemporâneo. Nela podem-se encontrar os fragmentos de lucidez perdidos nos labirintos da verdade dos nossos sonhos e desejos, quando podemos comparar o que somos com aquilo que, um dia, almejamos ser.
De autoria do professor Luiz Hebeche, “Chuvas de dezembro”, publicado pelas Editoras Bernúncia e Redoma, é um romance cujo cenário é Florianópolis na época das tempestades que causaram desastres pessoais e ambientais. Os personagens principais são um escritor frustrado e um jornalista acomodado no sensacionalismo barato. Embora ambos não sejam preconceituosos ainda se movem num solo politicamente incorreto. Até porque se tudo fosse politicamente correto não haveria dramaturgia.
Num mundo difícil e cruel, Ademir Pascale apresenta personagens incompreendidos pela sociedade e protagonistas que lutam pela liberdade, mas que muitas vezes acabam indo parar no pior lugar possível: o inferno.
"Noites Sombrias" mescla várias histórias do autor que vão do terror até a fantasia e ficção científica. Um grito no meio da escuridão que irá fazer até os mais fortes estremecerem.
Leia, aventure-se e reze pela sua alma.
— Vou morrer, disse-me ele, tenho de morrer desta deplorável loucura. Aqui, e só aqui, está o meu fim. Tenho medo dos acontecimentos futuros, não por eles mesmos, mas por seus efeitos. Estremeço com a ideia de qualquer incidente, mesmo do mais trivial, que possa influir nesta intolerável agitação de espírito. Na verdade, não tenho aversão ao perigo, exceto no seu efeito absoluto — no terror.
Ademir Pascale é paulista, escritor, digital influencer e ativista cultural. Criador e editor da Revista Conexão Literatura (www.revistaconexaoliteratura.com.br). Membro Efetivo da Academia de Letras José de Alencar (Curitiba/PR). Chanceler da Academia Brasileira de Escritores (Abresc), título entregue por seu trabalho na disseminação da literatura e cultura. Participou em vários livros, tendo contos publicados no Brasil, França, Portugal e México. Autor do livro “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe” (Editora Selo Jovem) e organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir).
Diretor da Editora Rocco dá videoaulas sobre marketing para o mercado editorial e autores em quarentena têm a chance de conhecer melhor o funcionamento da área. Curso também ajuda jornalistas, estudantes e curiosos.
O diretor de Marketing e Vendas da Editora Rocco, Bruno Zolotar, faz coro à Educação a Distância em tempos de isolamento social e possibilidades de ajustes, aprimoramento e atualização profissional. O curso Marketing 360 graus (https://bit.ly/2w8ZKZK), da Universidade do Livro, está com inscrições abertas até dia 6/5 e é oportunidade para escritores, para quem atua com marketing e vendas de editoras no cenário nacional, editores, jornalistas, estudantes, publicitários, futuros empreendedores e interessados no mercado do entretenimento.
Com foco no marketing da indústria editorial, Zolotar usa a experiência de 13 anos em editoras para falar desde o processo de edição até a divulgação, passando por vendas e precificação. O objetivo é o participante ser capaz de compor, ao final, em junho, um plano de marketing para o seu livro ou à editora na qual atua.
As aulas começam já em abril, mas podem ser iniciadas até maio, sem qualquer prejuízo para o participante, através das videoaulas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade do Livro.
O profissional compartilha cases de livros que deram certo e que fazem parte do dia a dia dos departamentos de Marketing das editoras e reforça que o essencial, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre é uma pirotecnia de Marketing ou um investimento financeiro pesado. Outro detalhe para o qual chama atenção é que editoras grandes nem sempre conseguem garantir o sucesso de uma obra.
“Às vezes, pequenos movimentos, como uma mudança de capa, fazem com que uma obra volte ou passe a vender mais do que antes”, indica Zolotar, ao citar um dos livros com o qual trabalhou Will and Will, de John Green.
- Naquela altura, o sucesso do autor vinha do título A culpa é das estrelas de uma editora concorrente. Resolvemos lançá-lo também e ir no vácuo do sucesso, uma prática bastante comum na indústria. Trabalhamos bem a comunicação dele, mas as vendas, ainda assim, foram muito aquém. Uma pessoa da equipe de marketing identificou que a capa do Will and Will não se comunicava com a do livro que fazia sucesso. Além disso, o preço era mais alto. Mexemos nesses dois elementos, e semanas depois de relançado o livro entrou na lista dos mais vendidos, conta. “Marketing 360 graus vem da necessidade de ampliar o olhar”.
Além da importância da capa, do título e dos metadados, da definição da estratégia de comunicação e verba, do marketing voltado para o varejo, o curso também traz aprendizados que Zolotar teve em Harvard num seminário sobre a indústria do entretenimento e reforça a relevância estratégica das plataformas de comunicação como as redes sociais, assessoria de imprensa e das parcerias com influenciadores digitais.
- A biografia da Clementina de Jesus é um exemplo interessante: livro segmentado, com tiragem pequena, hoje já na terceira edição pela Civilização Brasileira. Na época, escolhemos o Carnaval como período de lançamento, com três eventos para apresentar o livro ao mercado, numa época em que a mídia tradicional, no geral, colabora com pautas de livros temáticos, além de um trabalho de formiguinha para pesquisa de influenciadores digitais e formadores de opinião que ajudaram a garantir um bom andamento para a obra em questão. Nem sempre o objetivo é ser mais vendido, mas garantir visibilidade para o livro e consequente retorno financeiro.
Sobre Bruno Zolotar
Tem mais de 30 anos de experiência em Marketing, sendo 13 no mercado editorial. É diretor de Marketing e Vendas da Rocco, foi diretor de Marketing do Grupo Editorial Record, além de gerente, na mesma área, da Saraiva Educação. Ministra aulas de marketing do livro na pós-graduação da Universidade Santa Úrsula e é coordenador de cursos livres na área editorial da PUC-Rio.
Sinopse: Heb, um ambicioso aspirante a executivo procura o excêntrico ex-empresário Raimundo Marques para lhe orientar em um programa de coaching. Nos meses de treinamento, Heb aprende muitas lições sobre sabotagem, invasão de domicílio, autoconhecimento, vendas de porta a porta (ou de bar em bar) e o preço da vida de boêmio, mas praticamente nenhuma útil sobre como progredir em sua vida profissional. Nessa trajetória Heb irá conhecer personagens do subúrbio como Hu, o chinês da pastelaria; Sheila, dona de belas pernas; os ébrios amigos do Bar de Clebinho e o nefasto doutor Gilmar, inimigo mortal de seu coach. Ele também deverá enfrentar o maior desafio de sua vida: uma briga agendada com seu novo rival.
Autores: Luis Felipe Mayorga & Diego Martins Batista
Título do Livro: O Idiota do Meu Coach
Editora: Autopublicação (Amazon, Clube de Autores e UICLAP)
Número de Páginas: Respectivamente: 187, 245 ou 255.
SINOPSE Em um mundo destruído pela guerra nuclear, a megacidade de Detroit se ergue em maio a vastidão do deserto radioativo. É para lá que Mike Davis está sendo transportado, logo após o seu acampamento ter sido destruído por um exército de mercenários. O que ele não sabe é que a violência da cidade para o qual está sendo levado não é o seu único problema, já que dois assassinos experientes também estão em seu encalço, contratados por uma organização misteriosa. Tudo que resta ao garoto é lutar contra seus perseguidores ao mesmo tempo em que terá de sobreviver ao ambiente implacável de uma cidade que tenta prevalecer mesmo após o colapso da humanidade.
Ficha técnica: Nome do autor: Samuel D. Martini Título do livro: Detroit: A ruína da humanidade Nº de páginas: 215 Editora: Amazon - Para adquirir: clique aqui. Entrevista com o autor: clique aqui.